Doce de Letras

A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. "Fernando Pessoa"

Minha foto
Nome:
Local: Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

Sou professora de literatura , super sensível e ama Por Que amar

30 novembro 2007

Vinícius de Moraes

A gente não faz amigos, reconhece-os.
Vinícius de Moraes por ...Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido.Vinícius de Moraes Com as lágrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia.Vinícius de Moraes r
Existem umas feias potáveis. Mas a maioria só serve mesmo para fazer sabão.Vinícius de Moraes
Nádegas é importantíssimo. Grave, porém, é o problema das saboneteiras. Uma mulher sem saboneteiras é como um rio sem pontes.Vinícius de Moraes
O uísque é o melhor amigo do homem.
É o cachorro engarrafado.Vinícius de Moraes
A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.Vinícius de Moraes
Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval.Vinícius de Moraes
Eu não existo sem você
Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim
Que nada nesse mundo levará você de mim
Eu sei e você sabe que a distância não existe
Que todo grande amorSó é bem grande se for tristePor isso, meu amor
Não tenha medo de sofrer
Que todos os caminhos
Me encaminham pra vocêAssim como o oceano
Só é belo com luarAssim como a canção
Só tem razão se se cantarAssim como uma nuvem
Só acontece se choverAssim como o poetaSó é grande se sofrerAssim como viverSem ter amor não é viver
Não há você sem mimEu não existo sem vocêVinícius de Moraes
Um dia a maioria de nós irá se separar.
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora,
as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos... Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia,
das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim...
do companheirismo vivido...
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre...
Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar,
quem sabe... nos e-mails trocados...
Podemos nos telefonar... conversar algumas bobagens.
Aí os dias vão passar... meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro.
Vamos nos perder no tempo...
Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!!!
Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!
A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente...
Quando o nosso grupo estiver incompleto...
nos reuniremos para um último adeus de um amigo.
E entre lágrima nos abraçaremos...
Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado...
E nos perderemos no tempo...
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores...
mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!Vinícius de Moraes

Soneto de Fidelidade
De tudo ao meu amor serei atentoAntes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão,
fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.(Até um dia meu anjo)Vinícius de Moraes

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo. Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles. Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver. E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase : ' Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus !' Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. Você acredita nessas coisas ? Sim??? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito. Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Eu não vou estranhar o céu . . . Sabe porque ? Porque... Ser seu amigo já é um pedaço dele !Vinícius de Moraes

Não fazemos amigos, reconhecemo-os.Vinícius de MoraesEu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!Vinícius de Moraes

Quem já passou por essa vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu...Vinícius de Moraes
A vida é a arte do encontro,embora haja tantos desencontros pela vidaVinícius de Moraes

Como dizia o poeta Quem já passou por essa vida e não viveu Pode ser mais, mas sabe menos do que eu Porque a vida só se dá pra quem se deuPra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não Não há mal pior do que a descrençaMesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão Abre os teus braços, meu irmão, deixa cairPra que somar se a gente pode dividir Eu francamente já não quero nem saber De quem não vai porque tem medo de sofrer Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, nãoVinícius de Moraes

Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida...mas é delicioso que eu saiba e sinta que eu os adoro, embora não declare e os procure sempre...Vinícius de Moraes
O VELHO E A FLORPor céus e mares eu andei,Vi um poeta e vi um reiNa esperança de saberO que é o amor.Ninguém sabia me dizer,Eu já queria até morrerQuando um velhinhoCom uma flor assim falou:O amor é o carinho,É o espinho que não se vê em cada flor.É a vida quandoChega sangrando aberta em pétalas de amor.Vinícius de Moraes
TomaraQue você volte depressaQue você não se despeçaNunca mais do meu carinhoE chore, se arrependaE pense muitoQue é melhor se sofrer juntoQue viver feliz sozinhoTomara Que a tristeza te convençaQue a saudade não compensaE que a ausência não dá pazE o verdadeiro amor de quem se amaTece a mesma antiga tramaQue não se desfazE a coisa mais divinaQue há no mundoÉ viver cada segundoComo nunca mais...Vinícius de Moraes

Ternura
Eu te peço perdão por te amar de repenteEmbora o meu amorseja uma velha canção nos teus ouvidosDas horas que passei à sombra dos teus gestosBebendo em tua boca o perfume dos sorrisosDas noites que vivi acalentandoPela graça indizíveldos teus passos eternamente fugindoTrago a doçurados que aceitam melancolicamente.E posso te dizerque o grande afeto que te deixoNão traz o exaspero das lágrimasnem a fascinação das promessasNem as misteriosas palavrasdos véus da alma...É um sossego, uma unção,um transbordamento de caríciasE só te pede que te repouses quieta,muito quietaE deixes que as mãos cálidas da noiteencontrem sem fatalidadeo olhar estático da aurora.Vinícius de Moraes

Poética
De manhã escureçoDe dia tardoDe tarde anoiteçoDe noite ardo.A oeste a morteContra quem vivoDo sul cativoO este é meu norte.Outros que contemPasso por passo:Eu morro ontemNasço amanhãAndo onde há espaço:– Meu tempo é quando.Vinícius de Moraes
Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém...Vinícius de Moraes porPor mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.Vinícius de Moraes